Sobre Aikido







Embora o Aikido seja uma inovação relativamente recente no mundo das artes marciais, é herdeiro de uma rica experiência cultural e filosófica. O Aikido foi criado no Japão por Morihei Ueshiba (1883-1969). Antes de criar o Aikido, Ueshiba treinou extensivamente diversos estilos de bujutsu, assim como lutas de espada e lança. Ueshiba também mergulhou em estudos religiosos e desenvolveu uma ideologia devotada à harmonia sócio-política universal.  Desenvolveu muitos aspectos do Aikido em conjunto com sua ideologia filosófica e religiosa, para incorporar esses princípios em sua arte marcial
Aikido é uma arte marcial japonesa que busca devolver ao ser humano seu estado natural de harmonia. Não promovendo competições leva os praticantes a redescobrirem a possibilidade de crescimento através da cooperação. Em um ambiente onde a atmosfera de gratidão e benevolência é compartilhada, o aikidoísta encontra segurança para fluir de maneira mais espontânea, reencontrando-se com seu potencial de criatividade e liberdade originais.O treino de humildade abre maiores portas para o autoconhecimento, trazendo equilíbrio interior e conseqüente sentimento de compaixão. 
           De acordo com o fundador, o objetivo do aikido não é a derrota dos outros, mas a derrota das características negativas que habitam a própria mente e inibi seu funcionamento.
            Esta é a essência do Budo. Não é a arte de lutar, de técnica limitada, mas uma arte de refinamento pessoal e de proteger a qualidade de vida.  Sem o coração de um guerreiro e o desejo profundo de proteger a sociedade, para proteger todos os tipos de vida,o aikido torna-se uma dança vazia. O Budo é o seu espírito. Aikido não é um esporte. É uma disciplina, um processo educativo para a formação do corpo, mente e espírito. Um dojo de Aikido não é um ginásio. É o lugar onde o caminho da disciplina é revelado. Técnica física não é o objetivo final, mas uma ferramenta para refinamento pessoal e crescimento espiritual. 
         Aikido é a arte da reconciliação consigo próprio e com todo o universo.